terça-feira, 30 de setembro de 2014

Emirates vai ditar o futuro da TAAG

A Emirates Airline, maior linha aérea em tráfego internacional,assinou contrato para gerenciar a  TAAG Angola Airlines por 10 anos e cooperar em oportunidades comerciais na África.


A Emirates vai apontar 4 diretores para trabalhar na TAAG e não terá participação acionária na companhia angolana.

A companhia dos Emirados Árabes vai aumentar sua presença na África, para onde já opera 160 voos por semana em 22 destinos, incluindo Luanda, capital de Angola. Ambas operam voos para Rio de Janeiro e São Paulo.

Além da TAAG, a Emirates tem 43% de participação na Sri Lankan Airlines e uma parceria para coordenar as operações com a Qantas.

Turkish Airlines vai patrocinar o Chelsea

A segunda maior companhia aérea da Europa vai substituir a Samsung na camisa do Chelsea.
A marca da Turkish é nova no esporte, sendo inaugurada pelo Galatasaray na última edição da Champions League. Além do patrocínio dos times, a Turkish tem Lionel Messi como garoto propaganda.


Não há informações oficiais sobre as cifras envolvidas, mas certamente é um dos espaços publicitários mais caros do futebol.

A350 certificado na EASA

A Airbus recebeu certificação da EASA  para o A350, que agora está apto a realizar voos comerciais. A primeira entrega será para a Qatar Airways no fim deste ano. O A350 teve um desenvolvimento menos turbulento do que o Boeing 787 e o A380, graças às lições aprendidas pela Airbus.



O programa A350 tem 39 clientes e 750 encomendas. Mesmo com a conversão de alguns A350-800 em A330neo, a lista de encomendas continua robusta. Há apenas 28 A350-800 encomendados e é muito provável que eles sejam convertidos em A330neo ou no modelo maior A350-900.



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Interdição do espaço aéreo Afegão

O Afeganistão poderá ser a próxima zona de exclusão aérea, juntando-se a Ucrânia, Iraque e Síria.
Esta interdição afetaria princialmente os voos entre Europa e Ásia.



O motivo da interdição é a transferência do controle aéreo das forças aliadas lideradas pelos Estados unidos para o controle civil. O país sofre com a falta de pessoal qualificado para o controle do tráfego aéreo e deve contratar uma empresa estrangeira até que os controladores locais estejam aptos assumir suas atividades.

O atraso na contratação de uma empresa e a indefinição sobre quem pagará a conta podem deixar o espaço aéreo sem controle após 15 de outubro, quando os aliados devem entregar o controle ao governo local.

O Afeganistão é um importante corredor entre a Europa e o Sul e Sudeste da Ásia e o sobrevoo por companhias aéreas gera 40 milhões de dólares anuais ao governo afegão.

Fim da greve na Air France

Após mais uma noite de negociações e apesar de não haver um acordo entre as partes, o Sindicato nacional dos Pilotos (SNPL) anunciou o fim da greve na Air France. Depois de 14 dias de greve, a companhia espera que o tráfego se normalize em 3 dias. 



As discussões com o sindicato continuam, O projeto de crescimento da low cost Transavia foi abandonado, frente à reivindicação do sindicato de ter um contrato de trabalho igual para todas as unidades de negócio (Air France, HOP! e Transavia). Isto inviabiliza a última, segundo a direção da empresa.

A companhia estima o prejuízo com a greve em 20 milhões de euros por dia, somando 280 milhões para todo o período da greve. Certamente haverá impacto sobre os resultados do grupo Air France-KLM.

Novo 787 da Etihad

A Etihad Airways apresentou seu primeiro Boeing 787, introduzindo a nova pintura, similar à apresentada com seu novo A380. O avião debe entrar em seviço em Dezembro e é configurado com 238 assentos, sendo 8 na primeira classe, 28 na executiva e 199 na econômica.



A companhia ainda confirmou planos para lançar 6 novas rotas para 3 continentes até metade do ano que vem. A partir de Abu Dhabi, os 787-9 partirão para Düsseldorf, Doha, Brisbane, Moscou, Mumbai e Washington.

A Etihad é o segundo maior cliente do Boeing 787 com 71 encomendas - 41 787-9s e 30 787-10s - atrás da ANA (All Nippon Airways), que encomendou 80 aeronaves. No próximo ano, a empresa deve receber 14 aeronaves, sendo 4 A380, 7 A320 e 3 787. Seu plano é aumentara frota de 104 para 206 aeronaves até 2025.

Com as novas aeronaves, virão novos destinos como Phuket, San Francisco, Dallas, Madrid, Edinburgh, Kolkata e Entebbe.

Veja como foi feita a nova pintura do 787:

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Novos voos internacionais da Latam

O grupo Latam está programando novas rotas para 2015. Um das novidades será o voo Santiago-Milão com escala em São Paulo, substituindo o atual São Paulo-Milão da TAM por um serviço de Boeing 787 da Lan




Novos destinos também estão no radar, como os voos de São Paulo a Cancún, Barcelona e Toronto, este com escala em Nova York. A partir de Brasília, novos voos para Miami e Orlando são planejados para aumentar a conectividade com a América do norte e melhor atender aos passageiros do Centro-Norte do Brasil. Mais frequências para Miami a partir de São Paulo e Santiago também estão previstos.

Os novos serviços serão viabilizados com o aumento do uso da frota de 767 e da ampliação da frota de 787. Antes do fim de 2015, a companhia deve sera primeira das Américas a receber o novo Airbus A350.

Novas aéreas no Chile

A peruana Peruvian Airlines, a boliviana Amaszonas e a argentina Andes Líneas Aéreas -sob a marca Alas Andinas- solicitaram ao Dirección General de Aeronáutica (DGAC) a autorização para operações no Chile como operadores aéreos em rotas domésticas e internacionais.



 A Peruvian Airlines é a primeira a contar com o Certificado de Operador Aéreo (AOC) local e pretende inicialmente voar entre Lima e Santiago. Futuramente, pretende lançar esta mesma rota com escalas em Tacna, Iquique e Antofagasta. 



A Alas Andinas já iniciou os tramites junto ao DGAC enquanto busca certificação de suas aeronaves no país andino. Inicialmente, iniciaria as operações charter em rotas para empresas de mineração para posteriormente iniciar operações regulares, incorporando destinos como Antofagasta, Atacama, Iquique e Calama. 

A boliviana Amaszonas ainda deve apresentar a documentação exigida pela autoridade aeronáutica chilena para poder operar.

Air Europa interessada na TAP

A linha aérea do grupo Globalia manifestou interesse pela compra da companhia aérea portuguesa TAP, que atualmente é estatal e deve ser privatizada em breve.


A Air Europa movimenta mais de oito milhões de pessoas por ano e é a segunda maior de Espanha em passageiros transportados, tem ligações aéreas internacionais, com destaque para o continente americano.

No mercado especula-se que o empresário Miguel Pais do Amaral, o ex-presidente da Continental Airlines  Frank Lorenzo, os investidores da companhia aérea Azul e os donos da Avianca, poderiam ser possíveis investidores na compra da TAP

Em qualquer caso, o novo dono herdaria uma dívida estimada em 2.4 bilhões de euros, que o governo português não pretende assumir. A cifra da dívida pode acabar por inviabilizar qualquer projeto de investimento na companhia de bandeira portuguesa.

Novo voo da American entre Dallas e Beijing

A American Airlines planeja lançar em 7 de Maio de de 2015 uma nova rota entre Dallas/Fort Worth no Texas e Beijing na China, utilizando seus Boeing 777-200ER.


Os horários dos voos AA89 e AA88 serão convenientes para conexões com voos do Brasil e demais países da América Latina. 

O voo AA089 partirá de Dallas às 10:30 chegando em Beijing às 13:45. Já o voo de volta AA088 partirá de Beijing às 16:30, pousando às 15:45 em Dallas. Os horários estão sujeitos a mudanças devido a limitações de slot no aeroporto Beijing Capital.

Esta é a terceira rota de Dallas para a China que a American lança em menos de 12 meses. Os demais destinos são Hong Kong e Shanghai.

A nova operação ainda depende da aprovação pelo departamento de transporte dos Estados unidos (DOT).

Mythbusters: o embarque está todo errado!

Você acha que o embarque em um avião sempre demora?

É poque talvez esteja tudo errado.



Mythbusters, os caçadores de mitos, construíram o interior de um avião de 173 assentos em um hangar, com comissários profissionais e até bagageiro. O programa testou vários métodos de embarque para avaliar o tempo de embarque e a satisfação dos passageiros.

O programa mostrou que o tradicional método de embarcar os passageiros das últimas fileiras primeiro é o mais lento de todos, demorando 24.29 minutos. Este é aquele método, muito comum, de grupos em que os grupos do fundo da aeronave embarcam primeiro.
Por outro lado, o embarque aleatório e sem assentos marcados foi o mais rápido em 14.07 minutos, no melhor estilo easyJet. O porém deste método foi a insatisfação dos clientes, pois há uma corrida pelos melhores assentos e espaço para bagagem.

O melhor método é o chamado Wilma, em que os passageiros da janela embarcam primeiro, seguido pelos passageiros do assento do meio e por fim os passageiros da janela. Este método é o que vem impresso nos cartões de embarque da Gol (grupo A na janela, grupo B no meio, grupo C no corredor). O porém deste método e da pirâmide invertida é a separação de famílias no embarque cujos membros se sentarão juntos em uma fileira

A melhor combinação de velocidade e satisfação é o método da pirâmide invertida em que se embarca os passageiros e do fundo para frete da janela para o corredor.

Aviões com menos assentos por fileira possibilitam um embarque ainda mais rápido, pois há menos passageiros ocupando o mesmo espaço do corredor no embarque.




quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mais um avião equipado com o PW GTF voou para mudar o futuro


O A320neo equipado com os motores Pratt & Whitney Pure Power com a tecnologia GTF (Geared Turbo Fan) voou pela primeira vez. Já foram vendidos mais de 3.200 unidades do avião e pelo menos metade deles será equipado com o motor PW.

Estes motores serão mais silenciosos e farão a vida mais silenciosa para milhões de pessoas que moram nas redondezas dos aeroportos.



A promessa é cortar o ruído pela metade, o que pode se provar tão valioso para a sociedade quanto a economia de 15% de combustível.

Como funciona o GTF?

O GTF é uma motor com uma engrenagem que faz com que partes diferentes do motor girem em suas velocidades ótimas, aumentando o desempenho da queima de combustível e reduzindo o consumo de combustível. Assim, o fan gira a velocidade menor e os estágios de baixa e alta pressão do compressor e turbina giram em velocidades mais elevadas.



A engrenagem não é exatamente uma novidade, mas nunca houve aplicação nesta escala em motores de aviões comerciais. Com isto, certamente, haverá monitoramento constante sobre potenciais problemas que ela possa apresentar e será do melhor interesse do fabricante evitar e corrigir qualquer desvio.


Por que a Boeing não oferece o GTF?



O GTF é um motor mais largo e olhando o 737 não parece caber um motor deste tamanho onde já estiveram o PW JT8 e o CFM56



A distância do motor ao solo do 737 é menor do que a do A320. Então, adaptar um motor grande sob a asa do 737 não é tarefa fácil. Além do desafio técnico, a CFM é fornecedora exclusiva do 737 e não estava disposta abrir a porta para sua concorrente equipar os Boeings.



A Boeing também estava planejando lançar um novo avião, mas com o movimento da Airbus, não pode esperar e teve que remotorizar seu 737 para continuar competitiva no mercado.


O futuro

Este mercado é estimado pela Airbus em 22.000 aviões nos próximos 20 anos. Isto leva a crer que nem Boeing, nem Airbus poderão supri toda a demanda e a história pode mudar de novo com novos entrantes da China, Canadá, Rússia, Japão e outros. Assim, uma nova mudança como a que o GTF está causando deve acontecer nas próximas décadas. É esperar para ver.

Decidindo para onde voar, ou não

A decisão de uma companhia sobre onde voar não é uma ciência exata.

É preciso descobrir, ou pelo menos ter uma ideia, de onde a demanda está, quem são os competidores e neste cenário qual a capacidade e tarifas que a rota suporta. Com os dados de uma rota é preciso analisar como ela interage com o sistema de rotas da companhia aérea.



Ainda assim, tudo depende da vontade dos passageiros. Nenhuma análise, planilha ou cálculo vai realmente dizer se as pessoas voarão de fato naquela rota, naquele horário.

As vezes as rotas parecem óbvias, como voar entre capitais e ponte aérea. Mas, em geral, não é tão óbvio. 

Vamos a um exemplo prático. Todos os dias, 13 ônibus com cerca de 45 passageiros cada, partem de São José dos Campos no interior de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro, que fica a 300 km de distância. Nesta rota, a frota de ônibus transporta 585 passageiros por dia em cada sentido. Além do ônibus, algumas centenas de carros vão ao Rio todos os dias. 

Logo, se todas estas pessoas tem de enfrentar 4 a 5 horas de viagem em uma rodovia movimentada, sujeita a congestionamentos e aos perigos dos trechos urbanos e das curvas na serra, elas estariam dispostas a viajar confortavelmente e com segurança em 1 hora de avião, certo? 


A princípio sim, mas a história está mostrando o contrário. Rio Sul, Passaredo, TAM, Gol e recentemente a Azul voaram neste mercado aparentemente grande e disposto a voar. Mas todas interromperam suas operações na rota por diversos motivos. Enquanto isso, os passageiros estão lá, viajando de ônibus, motos, carros, vans...



A lição que fica é que por mais que se estude, se entenda e se planeje uma rota, ela pode não dar certo. Citamos aqui um exemplo negativo, mas poderia ter sido o oposto e a rota ter se tornado uma mina de ouro. No fim é preciso muita análise para que o lançamento de uma rota seja bem sucedido, mas também é necessária uma dose de coragem e ousadia.

Etihad recebeu seu primeiro A380

A Etihad Airways, baseada em Abu Dhabi, recebeu seu primeiro Airbus A380 em cerimônia realizada em Hamburgo, na Alemanha.



A aeronave é a primeira de 10 encomendadas e incluem as classes super premium "Residence" para duas pessoas e o exclusivo "Apartment" de primeiríssima classe.



A primeira rota será para Londres,seguida de Melbourne, New York, Paris Charles de Gaulle e Sydney.




1° voo do A320neo

Decolou de Toulouse o 1° Airbus A320neo, inaugurando uma nova era de aviões remotorizados.
Depois do A320neo, devem seguir-se suas irmãs A321neo e A319neo, seus concorrentes Boeing 737 MAX, os Embraer E-Jets E2 e o Airbus A330neo.
Os remotorizados estão sendo bem sucedidos em sua competição com novos projetos como o CSeries da Bombardier, o MRJ da Mitsubishi e o C919 da chinesa Comac.


A320neo tem 3.257 encomendas de 60 clientes e deve economizar 15% de combustível em 2015 e aumentar o ganho até 20% até 2020.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Reforma dos Terminais 1 e 2 de Guarulhos


Após a inauguração do terminal 3, o aeroporto internacional de Guarulhos (GRU Airport) anunciou ontem o início da segunda fase do plano de investimentos em infraestrutura. O projeto prevê aporte estimado em R$ 200 milhões na modernização dos terminais 1 e 2.

O objetivo é elevar a infraestrutura dos primeiros terminais próximo ao nível do terminal 3. 



De acordo com o diretor de projetos do GRU Airport, Gustavo Figueiredo, as principais mudanças serão: a expansão dos banheiros, o aumento dos espaços de circulação dos passageiros, a ampliação do píer do Terminal 1 e a centralização do raio-X . Para isso, as áreas de check-in, lojas, praça de alimentação, setores administrativos e de restituição de bagagem serão realocadas e terão novas dimensões.

Dentro do projeto, os passageiros deverão embarcar em um único local. Depois migrarão para os respectivos terminais de voo. O terminal 1 terá voos exclusivamente domésticos e o 2 deverá atuar com voos nacionais e internacionais de curta distância.

Nova cabine do A320: mais bagagens, menos toalete

A Airbus revelou um novo design para a cabine do A320 e A320neo com bagageiros maiores e toaletes traseiros reduzidos.


As novidades devem estar disponíveis a partir de 2016 para o A320neo e estará disponível também para retrofit da frota atual.

Os novos bagageiros serão pivotados a partir do teto e serão 10% maiores do que os atuais.

Há 2 anos atrás, a Airbus já havia mudado a posição dos lavatórios para criar espaço para até 6 passageiros a mais.



A nova mudança vai espremer ainda mais os toaletes para criar mais espeço para a galley.



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Os últimos dias do Boeing 767-200 na American

No fim dos anos 80, o 767-200 era o avião mais moderno do mundo. Era uma resposta ao Airbus A300 com tecnologia e performance melhores, podendo ser comparado a um 787 de seu tempo.
Naquela época, apenas companhias charter faziam voos transatlânticos e o 767 permitiu as companhias regulares competirem neste mercado com aviões mais econômicos, quando comparados aos tri ou quadri-motores que então voavam por aquelas bandas.



Hoje, apenas 7 767-200 estão na frota da American. Eles foram encomendados originalmente pela Piedmont, que fundiu-se com a US Airways em 1989, a qual, por sua vez, fundiu-se com a American recentemente. Um dos aviões deve sair de serviço este ano e os demais devem seguir em breve.




A American ainda opera 58 767 da versão 300 e já tinha parado de operar o 200 em Maio. O ultimo voo foi New York-Los Angeles, que agora é operado pelo moderno A321.




Até hoje, a Boeing fabricou 1,062 B767s, sendo 245 da versão 200 e 200ER (extended range). O 767 ainda é fabricado para companhias cargueiras, para a Força Aérea Americana na versão de reabastecimento aéreo e até para companhias aéreas, como a Air Astana do Kazaquistão que recebu uma unidade do 767-300ER em Junho.

Então, poderemos ver o 767 nos ares por um bom tempo ainda, mas não mais o 767-200 da American.

Turkish Airlines planeja comprar mais aviões

A Turkish Airlines está estudando a compara de Boeing 787 e 777X ou Airbus A350 e A380.
Segundo a direção da companhia,  a empresa precisa de um avião de grande capacidade não apenas de passageiros, mas também para o transporte de carga.


A linha aérea pretende carrgar 59.5 milhões de passageiros este ano, com um acréscimo de 11 milhões de passageiros em relação a 2013.
Recentemente, a Turkish encomendou aeronaves Boeing 777 e Airbus A330, além do 737 e A320 para voos curtos.

Etihad com a Gol e mais TAM para os EUA

Gol-Etihad

A partir de hoje, passa a valer o code-share da Etihad com a Gol. Os seuintes voos da Gol terão o código da Etihad:

São Paulo Guarulhos – Florianópolis
São Paulo – Manaus
São Paulo – Rio de Janeiro Santos Dumont
São Paulo – Salvador
Estão previstas 14 rotas no code share. Vamos esperar por mais 10 novidades.

Férias com o Mickey

Entre 20 de Dezembro e 01 de Fevereiro a TAM vai aumentar para 21 voos por semana na rota São Paulo-Miami e 23 voos por semana na rota São Paulo-Orlando

Etihad Airways BR

Greve na Air France

A greve na Air France continua. Segundo a companhia, 48% dos voos partirão hoje. A proposta da companhia de suspender a expansão da low cost Transavia pela Europa não foi suficiente. Os passageiros podem solicitar remarcação dos voos que deveriam ocorrer entre 15 e 26 de setembro sem taxas.



O sindicato SNPL AF Alpa acusa empresa de realocar empregos em outras localidades e enfraquecer os funcionários do grupo Air France. O primeiro ministro francês Manuel Valls pediu que ambos os lados sejam responsáveis em suas reivindicações.

O sindicato das agencias de viagens (SNAV) availou o prejuízo da greve em 5 milhões de euros por semana, devido a redução de vendas e do trabalho extra para realocar os passageiros.

As filiais HOP! e Transavia estão operando normalmente.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Novo cubículo da American Airlines

A American Airlines vai lançar a passagem mais cara do mercado doméstico Norte Americano.

Por 8.000 dólares, o passageiro de primeira classe poderá voar de New York para Los Angeles a bordo do novo A321.
Serão 10 cubículos que trarão privacidade e a promessa de um sono mais tranquilo na viagem transcontinental de 6 horas de duração.


O bilhete inclui menu completo com 3 pratos, bebidas e fones de ouvido anti-ruído. Antes do embarque o acesso à sala vip também é garantido.

Novo terminal em Frankfurt

A Fraport, que gerencia o aeroporto de Frankfurt anunciou que recebeu luz verde do governo alemão para construção de um terceiro terminal no principal aeroporto da Alemanha, terceiro maior da Europa (atrás de Londres Heathrow e Paris Charles de Gaulle).

A perspectiva é de que o aeroporto receba entre 68 e 73 milhões de passageiros por ano em 2021. A capacidade atual dos terminais é de 64 milhões de passageiros ao ano, o que justifica a construção de um novo terminal na zona sul do aeroporto.
O novo terminal será construído em fases, sendo que a primeira deve entrar em operação antes de 2021, com 24 pontes de embarque e capacidade para 14 milhões de passageiros. Quando concluído o terminal terá capacidade para receber até 75 aviões simultaneamente.

Novos aviões no ar

A320neo

A Airbus planeja o primeiro voo do A320neo para 25 de setembro em Toulouse.
Se as condições climáticas permitirem, a aeronave deve decolar às 10:30, horário local, e retornar 2 horas depois.




A montagem do primeiro A320neo foi concluída em Julho com a integração dos novos motores Pratt & Whitney PW1100G-JM

A entrada em serviço do modelo é esperada para o 4° trimestre de 2015.
No Brasil, a primeira a operar o modelo deve ser a TAM.

MRJ

A Mitsubishi prepara uma cerimônia de roll-out do MRJ para 18 de outubro em Nagoya, Japão.



Também em Julho foram integrados os motores Pratt & Whitney PW1200G ao novo avião.

O primeiro voo deve acontecer apenas no segundo quarto de 2015, com a entrada em serviço vindo 2 anos mais tarde, no segundo trimestre de 2017.

Aviação do Brasil pode dobrar em 10 anos

A Embraer prevê que o mercado de aviação brasileiro deve crescer a uma taxa anual de 6,9% nos próximos 10 anos, o que levará o País a dobrar o número de passageiros transportados, em relação aos atuais 96 milhões.

O diretor da Embraer Luis Fernando Lopes citou o programa de incentivo à aviação regional, que prevê investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais e subsídio para voos que conectem cidades fora das capitais, o acordo "céus abertos" com os Estados Unidos, que deve completar sua implementação em outubro do ano que vem, e o acordo similar, multilateral com diversos países da América do Sul.



"Já vemos novos voos da American Airlines, Gol e Copa em Viracopos, por exemplo, mas isso deve acontecer em outras capitais e será necessário voos regionais para distribuir os passageiros", comentou.

Lopes também lembrou de outras demandas e propostas em discussão que poderiam beneficiar o mercado de aviação brasileiro nos próximos anos, como o aumento de 20% para 49% na participação de capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais, a redução do ICMS cobrado sobre o querosene de aviação (QAV) e a mudança na precificação do combustível.

Ele comentou que, enquanto a maior presença de capital estrangeiro poderia favorecer o acesso a recursos por parte das aéreas, alterações na taxação do QAV reduziriam os custos das empresas. O combustível é o principal item de custo das aéreas brasileiras, com uma participação de cerca de 40% da base de custos.

Segundo Lopes, em 10 anos, além de dobrar o número de passageiros transportados, o mercado brasileiro também dobrará sua frota.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

BoA Boliviana de Aviación recebeu seu 3° 767

A companhia de leasing AWAS entregou o 3 Boeings 767 para a Boliviana concretizar os planos de voar de Cochabamba para Miami e Madri. 



2 aeronaves serão utilizadas para iniciar os voos e o terciro será usado para fornecer peças de reposição para os demais. Estas aeronaves permitirão à BoA lançar novos voos de longo alcance, representando um importante passo na estratégia da empresa, anteriormente concentrada em voos domésticos e regionais com seus Boeing 737-300.

Nova classe premium economy da Lufthansa


A partir de 10 de Dezembro, a Lufthansa vai começar a operar voos com a nova classe premium economy. Posicionada entre a classe econômica e a executiva, a nova classe terá assentos mais espaçosos, refeições melhores e sistema de entretenimento mais completo e maior em relação à classe econômica.



A partir de Frankfurt os destinos que terão a premium economy são: Bangalore, Beijing, Buenos Aires, Chicago, Delhi, Hong Kong, Los Angeles, Mexico City, São Paulo, Seoul, Tokyo e Washington. Estes destinos são servidos pelos Boeing 747-8I.



A partir de 2015, os destinos atendidos pelos Airbus A340-600 também passarão a contar com a nova classe de Munich para Hong Kong, Shanghai, Tokyo, Los Angeles, Mexico City, Newark, Beijing, San Francisco e São Paulo.

Em abril de 2015, o A380 com a nova nova premium economy irão voar de Frankfurt para Houston, Johannesburg, Miami, New York, San Francisco, Shanghai e Singapore. 

American Airlines reduz período de reservas na Argentina

Para se prevenir contra mudanças na política cambial argentina, a American Airlines reduziu a antecedência das reservas para apenas 3 meses. O temor da American é justificado pelas baixas divisas e reservas do país platino. Isto levaria a mais restrições para expatriação dos valores recebidos pelas vendas de passagem, podendo chegar a uma situação parecida com a Venezuela.  Na república bolivariana, houve retenção e restrições para que o valor arrecadado com as vendas de passagens fossem remetidas aos países de origem das companhias aéreas.


Na Argentina,  após a venda de cada passagem, a filial local da companhia estrangeira deve recorrer ao Banco Central da República Argentina para trocar o valor recebido em pesos por dólares. Esta operação acontece com o câmbio oficial e a remessa é limitada a 150.000 dólares por dia. Recentemente, este limite foi reduzido de 300 para 150 mil. Pode parecer muito, mas em vista dos 2 voos diários para Miami, 1 para Nova York e 1 para Dallas, o limite é baixo. Diariamente,  a American oferece cerca de 1.000 assentos com os 4 voos de Boeing 777. Isto quer dizer que por dia, a aérea pode remeter 150 dólares por assento. Claramente, há um enorme desequilíbrio entre o recebimento por cada passagem e o quanto pode ser remetido aos Estados Unidos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Gol+ em todos os voos a partir de outubro

A partir de outubro todos os voos operados pelos 130 Boeing 737 da Gol contarão com os assentos GOL+.




Os assentos GOL+ oferecem cerca de 10cm a mais (espaço de 86,3cm) e reclinam 50% mais que anteriormente.

Sem Assento do meio na Ponte Aérea

Na Ponte Aérea, serão 7 fileiras, ou 22 assentos, na configuração GOL+.
Entre São Paulo e Rio é possível comprar a comodidade de viajar com o banco do meio bloqueado, o que garante ainda mais privacidade durante o voo. 
Já nas outras rotas, serão oferecidos entre 33 e 36 assentos por aeronave, sem a possibilidade de bloquear o assento do meio.

Norwegian com novas rotas entre Europa e Estados Unidos

A companhia low cost Norwegian anunciou novos voos de Londres e Copenhagen para Orlando com seus novíssimos Boeing 787-8. A terra de Mickey Mouse, Pato Donald e companhia já é conectada com Oslo pela Norwegian.  Na rota de Londres, ela vai enfrentar competidores de peso, como British Airways, Thomas Cook e Virgin Atlantic.


A partir de Londres a Norwegian voa ainda para Nova York e Los Angeles, em uma operação que despertou a ira da concorrência.  As companhias européias e americanas acusam a Norwegian de violar as regras de regulação da concorrência ao se beneficiar de menores encargos e outros benefícios fiscais. Segundo a concorrência,  este mecanismo permite a Norwegian praticar preços mais baixos.
E o que eu ganho com isso? A Norwegian é uma companhia de (talvez ultra) baixo custo e é uma opção para voar entre Estados Unidos e Europa. Combinando com passagens baratas para os Estados Unidos, pode ser uma barganha para ir para Europa, parando para um shopping nos Estados Unidos.
Para quem estiver em uma das pontas, fica mais fácil ainda.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Spirit Airlines apresenta suas novas cores

Estamos em uma onda de novas pinturas nos Estados Unidos. Após Southwest e Frontier, agora é a vez da low-cost Spirit apresentar sua nova pintura ao melhor estilo táxi.


6 aviões serão pintados este ano e os novos aviões que forem adicionados à frota também ostentarão o novo esquema de cores.
Além da pintura dos aviões, o site e toda a comunicação visual está sendo revisada.

Segundo o presidente da Spirit Ben Baldanza, o esquema de pintura é completamente diferente de qualquer linha aérea. Isto é verdade, mas que parece um táxi de Nova York, parece.




Qatar recebeu seu novo A380

O primeiro Airbus A380 da companhia aérea Qatar Airways já está em Doha após ser entregue em Hamburgo na Alemanha. A nova aeronave deve operar voos a partir de Doha para Londres, a partir de Outubro, e Paris, iniciando-se em Novembro.




A Qatar deve receber mais 2 aeronaves até o fim do ano. Os A380 estão configurados com 8 assentos na primeira classe, 48 da executiva e 461 na econômica, totalizando 517 lugares disponíveis.

A partir de São Paulo, a Qatar opera voos diários para Doha, de onde oferece conexões para Ásia, Europa, Oriente Médio e África. Por enquanto, não há planos anunciados para voar com o A380 para o Brasil.

Clique aqui para saber mais sobre o A380 da Qatar

terça-feira, 16 de setembro de 2014

20 anos do Beluga

No último fim de semana, o Beluga comemorou 20 anos de seu voo inaugural que ocorreu em 13 de setembro de 1994.

O Beluga é uma versão derivada do Airbus A300-600R com sua peculiar silhueta similar a baleia Beluga, também conhecida como baleia branca.

Atualmente, a frota de 5 aviões faz 60 voos por semana entre as unidades da Airbus em Toulouse, Hamburg e Saint Nazaire, transportando módulos para a fabricação dos aviões.