O A320neo equipado com os motores Pratt & Whitney Pure Power com a tecnologia GTF (Geared Turbo Fan) voou pela primeira vez. Já foram vendidos mais de 3.200 unidades do avião e pelo menos metade deles será equipado com o motor PW.
Estes motores serão mais silenciosos e farão a vida mais silenciosa para milhões de pessoas que moram nas redondezas dos aeroportos.
A promessa é cortar o ruído pela metade, o que pode se provar tão valioso para a sociedade quanto a economia de 15% de combustível.
Como funciona o GTF?
O GTF é uma motor com uma engrenagem que faz com que partes diferentes do motor girem em suas velocidades ótimas, aumentando o desempenho da queima de combustível e reduzindo o consumo de combustível. Assim, o fan gira a velocidade menor e os estágios de baixa e alta pressão do compressor e turbina giram em velocidades mais elevadas.A engrenagem não é exatamente uma novidade, mas nunca houve aplicação nesta escala em motores de aviões comerciais. Com isto, certamente, haverá monitoramento constante sobre potenciais problemas que ela possa apresentar e será do melhor interesse do fabricante evitar e corrigir qualquer desvio.
Por que a Boeing não oferece o GTF?
O GTF é um motor mais largo e olhando o 737 não parece caber um motor deste tamanho onde já estiveram o PW JT8 e o CFM56.
A distância do motor ao solo do 737 é menor do que a do A320. Então, adaptar um motor grande sob a asa do 737 não é tarefa fácil. Além do desafio técnico, a CFM é fornecedora exclusiva do 737 e não estava disposta abrir a porta para sua concorrente equipar os Boeings.
A Boeing também estava planejando lançar um novo avião, mas com o movimento da Airbus, não pode esperar e teve que remotorizar seu 737 para continuar competitiva no mercado.
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