segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Cada vez mais assentos do meio

Além da Boeing, os demais fabricantes também preparam versões com mais passageiros dentro dos mesmos aviões.

Recentemente, a  Boeing anunciou o 737 MAX 200 para 197 passageiros, o que aumentou em 8 assentos a capacidade do 737 MAX 8 de 189 passageiros. Para se chegar a esta capacidade, foram reduzidas as galleys (a famosa cozinha do avião) e os toaletes foram reposicionados. Com isto, o 737 MAX 200 terá 65 assentos do meio.


A Boeing não é a única a aumentar a densidade de passageiros em seus aviões.

A Bombardier prepara uma versão do CS300 com capacidade de 160 passageiros. O avião foi inicialmente projetado para 149 passageiros e deve ter seu conforto sacrificado para acomodar mais 11 pessoas. Assim, o CS300 terá 32 assentos do meio.

Para chegar a 160 assentos, os engenheiros da Bombardier propões que a distância entre os assentos seja reduzida para 28 polegadas. Para se ter uma ideia do conforto, o avião mais apertado do Brasil eram os da extinta Webjet, que tinham 29" entre os assentos. Na foto abaixo, pode-se ver como fica o espaço com 28".



Na linha dos turbohélices, o Q400 teve sua capacidade aumentada de 80 para 86 assentos, ou seja, mais uma fileira de 4 assentos, espremendo 20 onde antes cabiam 19.
Há rumores de que seu concorrente ATR72 deve seguir o mesmo caminho.




O A321 da Airbus deve ter sua capacidade aumentada de 220 para 240 passageiros quando o A321neo chegar em 2016. Para se ter uma ideia do conforto, hoje a TAM opera o A321 com 220 assentos. Imagine mais 20 pessoas entrando neste avião e temos uma visão do que vai acontecer.


Este aumento no número de assentos será possível através do reposicionamento das saídas de emergência e toaletes, além da redução do espaço da galley traseira. O A321 terá incríveis 78 assentos do meio nesta configuração.



Em linha com o movimento de adensamento dos aviões,  Airbus não deve ficar para trás e deve preparar uma resposta ao Boeing 737MAX 200 com o seu A320. 200 passageiros é um número cabalístico,  pois é o máximo de passageiros que podem ser transportados com 4 comissários.


Em todas estas aeronaves o espaço para o passageiro deve ser ainda mais reduzido em relação ao que estamos acostumados a ver hoje.
Se hoje temos a sensação de que o glamour das viagens de avião se foi, imagine daqui a alguns anos.

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