terça-feira, 23 de setembro de 2014

Os últimos dias do Boeing 767-200 na American

No fim dos anos 80, o 767-200 era o avião mais moderno do mundo. Era uma resposta ao Airbus A300 com tecnologia e performance melhores, podendo ser comparado a um 787 de seu tempo.
Naquela época, apenas companhias charter faziam voos transatlânticos e o 767 permitiu as companhias regulares competirem neste mercado com aviões mais econômicos, quando comparados aos tri ou quadri-motores que então voavam por aquelas bandas.



Hoje, apenas 7 767-200 estão na frota da American. Eles foram encomendados originalmente pela Piedmont, que fundiu-se com a US Airways em 1989, a qual, por sua vez, fundiu-se com a American recentemente. Um dos aviões deve sair de serviço este ano e os demais devem seguir em breve.




A American ainda opera 58 767 da versão 300 e já tinha parado de operar o 200 em Maio. O ultimo voo foi New York-Los Angeles, que agora é operado pelo moderno A321.




Até hoje, a Boeing fabricou 1,062 B767s, sendo 245 da versão 200 e 200ER (extended range). O 767 ainda é fabricado para companhias cargueiras, para a Força Aérea Americana na versão de reabastecimento aéreo e até para companhias aéreas, como a Air Astana do Kazaquistão que recebu uma unidade do 767-300ER em Junho.

Então, poderemos ver o 767 nos ares por um bom tempo ainda, mas não mais o 767-200 da American.

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