Você acha que o embarque em um avião sempre demora?
É poque talvez esteja tudo errado.
Mythbusters, os caçadores de mitos, construíram o interior de um avião de 173 assentos em um hangar, com comissários profissionais e até bagageiro. O programa testou vários métodos de embarque para avaliar o tempo de embarque e a satisfação dos passageiros.
O programa mostrou que o tradicional método de embarcar os passageiros das últimas fileiras primeiro é o mais lento de todos, demorando 24.29 minutos. Este é aquele método, muito comum, de grupos em que os grupos do fundo da aeronave embarcam primeiro.
Por outro lado, o embarque aleatório e sem assentos marcados foi o mais rápido em 14.07 minutos, no melhor estilo easyJet. O porém deste método foi a insatisfação dos clientes, pois há uma corrida pelos melhores assentos e espaço para bagagem.
O melhor método é o chamado Wilma, em que os passageiros da janela embarcam primeiro, seguido pelos passageiros do assento do meio e por fim os passageiros da janela. Este método é o que vem impresso nos cartões de embarque da Gol (grupo A na janela, grupo B no meio, grupo C no corredor). O porém deste método e da pirâmide invertida é a separação de famílias no embarque cujos membros se sentarão juntos em uma fileira
A melhor combinação de velocidade e satisfação é o método da pirâmide invertida em que se embarca os passageiros e do fundo para frete da janela para o corredor.
Aviões com menos assentos por fileira possibilitam um embarque ainda mais rápido, pois há menos passageiros ocupando o mesmo espaço do corredor no embarque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário