Pitch
O Pitch —distância entre um certo ponto da poltrona e o mesmo ponto na poltrona da frente— diminuiu muito na classe econômica das companhias aéreas pesquisadas.Pitch da classe econômica em polegadas | ||||
AA | DL | UA | WN | |
1985 | 31-33 | 31-33 | 32-36 | 31-35 |
1989 | 31-34 | 31-32 | 32-34 | 31-32 |
1991 | 31-37 | 31-33 | 31-34 | 31-33 |
1995 | 31-33 | 32-33 | 31-34 | 31-32 |
2000 | 31-34 | 31-35 | 31-33 | N/A |
2002 | 32-35 | 30-33 | 31-33 | N/A |
2014 | 30-32 | 30-33 | 30-31* | 31-33 |
American, Delta e United oferecem assentos com meras 30 polegadas (76 cm) em alguns de seus aviões. Claramente, os maiores pitches de hoje são de 2 a 5 polegadas menores do que nos anos 80. A única boa notícia é que poderia ser pior: a Spirit tem seus Airbus configurados com pitch de 28 polegadas, que não reclinam.
Largura
A mesma redução aconteceu na largura dos assentos. Os assentos mais estreitos têm 17 polegadas hoje, enquanto que, nos anos 90, 19 polegadas era um assento estreito.LARGURA DOS ASSENTOS DE CLASSE ECONÔMICA em POLegadas | ||||
AA | DL | UA | WN | |
1985 | 19-20 | 19-20 | 19.5-20 | 19 |
1989 | 19-20 | 19-20 | 19-20 | 19 |
1991 | 19-20 | 18.5-20 | 19-20 | 19-19.5 |
1995* | ||||
2000 | 17.2-18.5 | 17-18 | 17-18 | N/A |
2002 | 17.2-18.4 | 17-18 | 17-18 | N/A |
2014 | 17.2-18.5 | 17.2-18.3 | 17-18.3 | 17 |
* Todas entre 18.5-23 polegadas |
No ano passado a Airbus sugeriu que se criasse um padrão mínimo de 18 polegadas, mas as linhas aéreas e a Boeing foram contra o pedido, argumentando que cada empresa deveria ser livre para escolher seus assentos.
Quadril aumentando
Ao mesmo tempo, a demografia está movendo na direção oposta. Uma pesquisa da CRTL levantou que a média da largura do quadril está aumentando e o ranking em polegadas é liderado pelos Estados Unidos:
Estados Unidos | 20.6 | |||
Alemanha | 19.6 | |||
Reino Unido | 19.1 | |||
França | 17.2 | |||
Japão | 15.9 | |||
China | 15.6 | |||
Load factors
Além do menor espaço, há mais pessoas a bordo. Segundo dados do MIT, a ocupação dos voos tem atingido os maiores níveis históricos. Mesmo na recessão de 2008, a ocupação dos voos se manteve na casa dos 80%. Ou seja, há mais pessoas em menos espaço.
LOAD FACTORS NOS ESTADOS UNIDOS | ||||
1995 | 67% | |||
1996 | 70% | |||
1997 | 71% | |||
1998 | 71% | |||
1999 | 71% | |||
2000 | 73% | |||
2001 | 70% | |||
2002 | 72% | |||
2003 | 74% | |||
2004 | 76% | |||
2005 | 79% | |||
2006 | 80% | |||
2007 | 81% | |||
2008 | 80% | |||
2009 | 81% | |||
2010 | 83% | |||
2011 | 83% | |||
2012 | 83% | |||
2013 | 84% | |||
Fonte: MIT |
Os voos mais cheios significam mais guerras de cotovelo e contatos de ombros, além de mais filas para embarque, falta de espaço nos bagageiros e empurrões nos encostos dos assentos.
As maiores ocupações refletem em menos assentos vagos e mais gente sentando no assento do meio.
Por exemplo, um Boeing 737-700 com 144 assentos dispostos na tradicional configuração 3x3 com 24 fileiras. Com 80% de ocupação, 29 dos 48 assentos do meio estarão livres e com 90% apenas 14 estarão livres.
O que eu posso fazer?
• Um upgrade de classe ou o espaço extra, que é bem mais barato do que a classe executiva ou primeira classe
• Comprar um bilhete na Premium economy que tem mais pitch e largura
• Confirmar seu assento o quanto antes para selecionar o melhor possível
• Selecionar assentos próximos a portas, saídas de emergência ou no fundo
• Nos aviões de longo curso, especialistas sugerem selecionar o assento do corredor do bloco do meio, pois o assento do meio do bloco do meio é o com maior rejeição e a chance de ficar vago é maior
• Consultar sites como o Seatguru antes de marcar seu assento
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